Como estudar para concurso e manter a motivação?

Data

Como estudar para concurso e manter a motivação? O bom desempenho em um concurso também está relacionado a estar bem, lidar com a pressão, frustração, ansiedade e o cansaço, tendo em vista que o processo de aprendizagem pode ser consideravelmente afetado por estes fatores.

Como estudar para concurso e manter a motivação? O bom desempenho em um concurso também está relacionado a estar bem. Muitos estudos demonstram isso.

Não é segredo que quem se propõe a realizar um concurso precisa seguir uma árdua rotina de estudos. Porém, gostaria que você se perguntasse: como os fatores psicológicos/emocionais afetam a qualidade do meu estudo?

É claro que estudar para um concurso exige dedicação, foco e disciplina para que a tão esperada aprovação seja alcançada. Mas não é só isso. O bom desempenho em um concurso também está relacionado a estar bem, lidar com a pressão, frustração, ansiedade e o cansaço, tendo em vista que o processo de aprendizagem pode ser consideravelmente afetado por estes fatores.

Sendo assim, darei algumas dicas sobre como ter uma melhor qualidade no seu estudo (e na sua saúde mental):

Primeira dica de como estudar para concurso e manter a motivação: É preciso autoconhecimento para compreender de que forma você fixa o conteúdo

Existem muitas “receitas” sobre como ser aprovado em um concurso e acredito que você já leu e até mesmo tentou seguir algumas delas. Porém, o processo de aprendizagem é extremamente complexo e singular. É preciso autoconhecimento para compreender de que forma você fixa o conteúdo. Passe estas receitas em uma “peneira”, veja o que de fato se aplica a você. Busque construir a sua estratégia de estudo de acordo com o modo como você aprende.

Segunda dica de como estudar para concurso e manter a motivação: A ansiedade, em certo nível, é necessária

Pode parecer chocante, mas a ansiedade nem sempre é ruim. Sabia disso? Na verdade, é natural e é, de fato, esperado que a gente sinta ansiedade em situações nas quais esperamos ter um determinado desempenho. A ansiedade, em certo nível, é necessária. Ela faz com que a gente consiga agir, ou seja, se preparar melhor para as situações, como a prova. Afinal, a inexistência de ansiedade indica que a situação não é tão importante assim pra gente se preocupar. Não acho que este é o caso de um concurso, né…

Para que a ansiedade nos faça agir, ela gera um desconforto. Este desconforto serve para nos indicar que a situação necessita de atenção. Às vezes, acabamos tentando evitar este desconforto da ansiedade. Uma maneira muito comum de fazer isso é por meio do comportamento de PROCRASTINAÇÃO, isto é, adiar uma tarefa que precisa ser realizada.

Adiar o estudo irá trazer alívio em curto prazo, porém, mais tarde, será frustrante e causará uma ansiedade ainda maior. Um passo muito importante para evitar procrastinar é identificar os comportamentos procrastinadores (ex.: passar o dia todo vendo séries ou arrumando seus materiais – que não era uma tarefa tão urgente – e não estudar). Outro passo para evitar a procrastinação será esclarecido na próxima dica!

Outra dica: Monte um cronograma de estudos

Monte um cronograma de estudos! O cronograma deve ser realista e flexível. Estipule suas prioridades de estudo (ex.: conteúdos que você precisa se dedicar mais), considere o seu ritmo e seu modo de estudar e deixe uma margem de segurança para intercorrências, afinal, nem tudo está sob seu controle. Um cronograma deve ser composto por metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com um prazo determinado (já ouviu falar em Metas SMART?)

Montar um cronograma e estabelecer metas permite que você visualize o quanto você está caminhando em direção aos seus objetivos, diminuindo sua ansiedade e evitando que você procrastine.

Dica de ouro: Descansar é fundamental

Vai parecer loucura dizer isso a esta altura do campeonato, mas DESCANSAR É FUNDAMENTAL!  Estudar exige MUITO do nosso cérebro! Assim, faça intervalos durante o estudo (considere estes intervalos no seu cronograma, ok?). Se você tiver dificuldade de parar alguns minutos, pergunte a si mesmo:

Será que se eu estudar muitas horas seguidas, de fato, terei um bom rendimento nos meus estudos?

Se tirar alguns minutos, estarei me prejudicando ou voltarei mais disposto para aprender?

FIQUE ATENTO: Os intervalos de descanso devem ser limitados de 10 a 20 minutos para que você não se disperse totalmente. Então, após uma hora, uma hora e meia de estudo (aproximadamente), se dê um descanso. Se tiver dificuldade para voltar a estudar, programar um timer ou peça para que algum amigo ou familiar te lembre de estudar. Não se engaje em atividades que irão levar mais do que o tempo previsto para o descanso (ex.: assistir o episódio de uma série que tem duração de 40 minutos).

Tenha um ambiente de estudo apropriado, organizado e sem distratores

Ao final de um dia de esforço, se recompense

No final de um dia de estudos você pode pensar que não fez mais que sua obrigação OU pode recompensar o seu esforço por ter atingido as suas metas. Quais destas opções você acha que vai te motivar mais?!

Se você não souber, eu te respondo: Sem dúvidas, se recompense! Isso não significa se presentear, necessariamente. Após cumprir suas metas, se elogie, reconheça seu esforço e sua dedicação. Você pode até mesmo fazer post its, anotando as metas que você já conseguiu alcançar, o que tem te ajudado e como você é grato por isso! Estamos acostumados a pontuar nossos erros, mas reconhecer nossas conquistas e habilidades é fundamental!

Dica do coração: Separe um tempo para desfrutar da companhia das pessoas que você ama

O ato de estudar é um processo solitário. Acredito que, por vezes, você já deixou de frequentar eventos familiares ou sair com os amigos e acabou sendo tomado pela solidão. Separar um tempo durante a semana para desfrutar da companhia das pessoas que você ama e que te apoiam é importante para o bem-estar e para te lembrar de que você não está sozinho. Não se isole! A caminhada fica mais leve quando sabemos que há pessoas nos dando a mão!

Relaxe

Por fim, separe um momento do seu dia, de preferência após os estudos, para relaxar! Praticar meditação, exercícios de respiração e/ou atividades físicas são formas excelentes de se cuidar. Acredito que você está praticando exercícios a fim de se preparar para o exame físico. Mas, neste momento, a ideia é fazer algo que você gosta, sem pressão! Além disso, respeite a sua rotina de sono para ter energia para encarar o dia seguinte.

Se você está tendo dificuldades para estudar, está muito ansioso ou não está lidando bem com a pressão… A psicoterapia pode te ajudar! Não deixe de procurar um psicólogo para te ajudar durante esta caminhada. Cuidar da sua saúde mental deve fazer parte do seu objetivo e com certeza irá repercutir nos seus resultados mais do que você imagina!

Gostou do artigo? Compartilhe com aquele amiguinho ou amiguinha que está tirando os cabelos de ansiedade. Quem sabe você não estará ajudando.

Mais
artigos